A Apple realiza a partir
desta segunda-feira (10) o evento WWDC 2013(worldwide
developers conference), voltado aos desenvolvedores de software. No primeiro
dia do encontro em San Francisco (Califórnia), que vai até sexta-feira (14), a
companhia deve apresentar novidades para o iOS, sistema operacional de seus
eletrônicos portáteis, e o Mac OS, plataforma de computadores Apple. O UOL Tecnologia participa
do evento e fará a cobertura dos anúncios a partir das 14h de segunda (horário
de Brasília).
Há também rumores sobre outros lançamentos, como um
sistema de rádio online (iRadio) e novas versões do computador portátil MacBook
- não se acredita, no entanto, que a Apple fará nesta semana o anúncio do
aguardado próximo iPhone, chamado extraoficialmente de iPhone 5s.
Em 2013, cada ingresso do WWDC foi vendido via internet a
US$ 1.599 (cerca de R$ 3.200) e eles se esgotaram em apenas dois minutos,
enquanto em 2012 as vendas levaram duas horas. Esses tíquetes são
intransferíveis e, portanto, não podem ser revendidos por aqueles que buscam
lucros (como no caso de cambistas de shows).
"As expectativas em relação
aos anúncios da Apple continuam muito altas", disse Bruno Freitas, gerente
de pesquisas da consultoria IDC. "Principalmente em relação a
dispositivos, e as novidades na área de software abrem caminho para os novos
produtos que virão", afirmou ao UOL Tecnologia. Segundo ele, os anúncios desta
segunda devem reforçar os pilares de computação em nuvem, mobilidade e redes
sociais.
* No site oficial do evento, a Apple promete novidades relacionadas ao sistema operacional iOS, usado nos portáteis iPhone, iPad e iPod touch. Com base no que for apresentado sobre o iOS 7 (a versão com este nome é dada como certa), os desenvolvedores poderão criar novos aplicativos - isso explica tamanho interesse pelo evento.
As mudanças na plataforma devem ser inclusive visuais, pois no final do ano passado Jony Ive, vice-presidente de design industrial da Apple, passou também a responder pela divisão de iOS.
"Acredito que o design do sistema operacional será
muito mais minimalista e limpo [...]. Haverá novas funcionalidades [...], mas o
foco estará no seu visual e na sensação de uso", afirmou Van Baker,
vice-presidente de pesquisa da consultoria Gartner.
Segundo ele, para continuar crescendo, a Apple precisa manter seu foco
em entregar produtos e serviços atraentes para o consumidor. Isso significa
consertar os problemas que seus atuais serviços têm, enquanto os melhora.
"A empresa também precisa demonstrar que ainda tem capacidade para inovar
e inventar produtos que os consumidores não sabem que querem", continuou
Baker.
Nenhum comentário:
Postar um comentário